quarta-feira, 16 de outubro de 2019

A E.M. Izabel apresentou Projeto Pensamento Computacional Desplugado no VIII Simpósio de Educação e Tecnologia

No VIII Simpósio de Educação e Tecnologia, que aconteceu do dia 01 ao dia 03 de outubro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte, a E. M. Izabel Esperidião Jorge pôde compartilhar com demais professores, coordenadores e gestores de escolas da rede municipal de ensino, a experiência com o Projeto Pensamento Computacional "Desplugado" (sem o uso de computador) que vem sendo trabalhado na escola.

 

A diretora Lívia Alves Branquinho expôs como o projeto tem sido aplicado no ambiente escolar e como tem contado com a parceria do Projeto Aula Digital da Vivo Telefônica.


Ana Lívia Ribeiro da Cunha, Yasser Antônio de Medeiros Segati (ambos da turma F1- 6º ano) e Luciana Leão, auxiliar de Ambiente Informatizado, também acompanharam a escola no Workshop: Educação Digital - (re)pensando papéis e práticas do professor do Século XXI.

O Pensamento Computacional refere-se à capacidade de resolver problemas a partir de conhecimentos e práticas da computação, englobando sistematizar, representar, analisar e resolver problemas. O Pensamento Computacional tem sido considerado como um dos pilares fundamentais do intelecto humano, junto a leitura, a escrita e a aritmética, visto que ele também é aplicado para descrever, explicar e modelar o universo e seus processos complexos. (http://curriculo.cieb.net.br/

Segundo, LIUKAS, 2015, “O Pensamento Computacional é executado por pessoas e não por computadores. Ele inclui o pensamento lógico, a habilidade de reconhecimento de padrões, raciocinar através de algoritmos, decompor e abstrair um problema”.
Esta metodologia de aprendizagem não está necessariamente ligada à programação de um computador. Tampouco é a capacidade de navegar na Internet, mandar e-mails ou utilizar as redes sociais.
     ● pode ser organizado em quatro etapas:
1. Decomposição: Dividir a questão em problemas menores e, portanto, mais fáceis.
2. Padrões: identificar o padrão ou os padrões que geram o problema.
3. Abstração: ignorar os detalhes de uma solução de modo que ela possa ser válida para diversos problemas.

4. Algoritmo: Estipular ordem ou sequência de passos para resolver o problema.

Algumas atividades "desplugadas" que têm sido utilizadas na escola:

Estacionamento Algorítmico
Mapa da Turma da Mônica






  


AlgoZumbi (com baralho AlgoCards)



















As ideias e os materiais confeccionados pela E.M. Izabel para a realização das atividades "Desplugadas" na escola estão disponíveis no site http://computacional.com.br/ do professor Christian P. Brackmann.

Acesse o nosso Facebook e saiba mais: https://www.facebook.com/profile.php?id=100016515368144